Paciêntes com câncer sofrem com a paralisação da quimioterapia no hospital de Clinicas.
O problema está sendo provocado por problemas num equipamento chamado capela, utilizado para a manipulação de medicamentos usados na quimioterapia. Os pacientes aguardam o reparo do equipamento para o retorno ao tratamento. De acordo com profissionais de saúde do Hospital de Clínicas Alberto Lima, também faltam alguns itens de medicamentos para os pacientes com câncer. Uma licitação concluida no fim do ano passado para aquisição de medicamentos foi cancelada. Um contrato emergencial foi realizado. Os medicamentos ainda não chegaram.
Dividas antigas do Ipva podem ser parceladas
Os proprietários de veículos que tem pendências de anos anteriores estão sendo chamados para negociar. Os débitos podem ser parcelados em até seis vezes. Encerra no dia 15 de agosto deste mês o pagamento das cotas do IPVA referente a 2011. A frota do Amapá é de quase cento e trinta mil veículos. O faturamento estimado com o tributo é de mais de trinta e cinco milhões. Cinquenta por cento do pagamento do IPVA vai para o estado e a outra metade para o municipio onde o veículo está licenciado. O dinheiro da arrecadação deve ser usado nos setores da saúde, educação e serviços públicos como asfaltamento de ruas.
Prefeitura de Macapá atrasa o aluguel social de moradores da Vila do Mucajá.
Cento e dois moradores que tiveram as casas condenadas pela defesa civil foram incluidos no programa de aluguel social da prefeitura de Macapá. As famílias moram em imóveis locados até que os apartamentos que estão sendo construídos no Beirol sejam concluídos. A reclamação é do constante atraso do pagamento. Muitas famílias sofrem humilhações e até despejo por ordem dos donos das casas. A queixa é que desde o mês de novembro os repasses não são feitos. A secretaria de Assistência Social e Trabalho de Macapá, admite o atraso e explica que o problema vai ser resolvido. Está previsto para o mês de abril a entrega da primeira etapa dos apartamentos construídos com recursos do Pac.
Encerra o periodo de defeso para vinte e duas espécies
A partir desta quarta-feira, 16 de março, está liberada a comercialização de vinte e duas espécies com a pesca proibida. A portaria do Ibama foi criada para garantir a reprodução dos peixes. O período de defeso iniciou no dia 15 de novembro do ano passado e encerrou ontem, dia 15. O Batalhão Ambiental apreendeu durante os cinco meses de piracema três toneladas de peixe. Apesar da proibição o produto era vendido nas feiras. Esta semana o Batalhão apreendeu 160 quilos de pirarucú salgado.
Período de defeso ainda continua para duas espécies. O tambaqui até trinta de março e o pirarucu que encerra em 15 de maio.
Polêmica para o retorno das obras do shopping popular de Macapá
As obras do shopping popular estão paralisadas desde o ano passado. Em 2009 o governo do estado firmou um convênio com a prefeitura de Macapá no valor de oito milhões para a realização da obra. O municipio não entraria com recursos, só administraria o dinheiro. Oitocentos mil reais foram repassados. Segundo a secretaria de Obras de Macapá a verba foi usada para o pagamento de indenizações e para o inicio da fundação da obra. Agora a prefeitura aguarda o restante dos repasses do governo do estado para continuar os trabalhos. O governador Camilo Capiberibe demonstra que não tem interesse em repassar dinheiro. Ele diz que quer assumir a construção do shopping popular. Ficou nas entrelinhas que Camilo não quer dar dinheiro a prefeitura por causa da operação Mãos Limpas, que revelou um possivel esquema de corrupção na adminstração do municipio.
Governo do Amapá promete parceira com municipios para combater dengue
departamento de Vigilância em Saúde registrou um aumento no número de casos de dengue. Em uma semana foram notificados 619 casos, 289 confirmados. A situação é considerada de epidemia. Numa reunião no Palacio do Setentrião o governo do estado prometeu parceria com as prefeitura de Santana e de Macapá para um trabalho mais efetivo no combate a doença. As prefeituras entram com as equipes de limpeza fazendo a retirada e coleta de lixo. O estado vai entrar com a patrulha mecânica, combustivel e equipamentos. A população está sendo incentivada a fazer a sua parte, limpando os quintais e evitando água parada. As pessoas que apresentarem sintomas como febre alta, dor nos olhos e no corpo devem procurar a unidade de saúde mais próxima de casa.
Madereira recebe multa milhionária
A fiscalização foi realizada pelo Ibama, depois de uma denuncia do Ministério Público. Uma madereira que comercializa produtos da perimetral norte, não conseguiu comprovar a procedência de todo o material que estava no pátio. O Documento de Origem Florestal, obrigatório para o transporte e comercialização, indicava a quatidade de três mil e cem metros cubicos de madeira. Os fiscais depois de passarem uma semana conferindo, descobriram que havia no local oito mil e quatrocentos metros cúbicos. A empresa foi multada em um milhão e oitocentos mil reais. A madereira tem um prazo de defesa para apresentar documentação de origem do produto. Caso contrário será punida.
Estudantes começam a receber carteirinhas de meia passagem
O primeiro lote começou a ser entregue na sexta-feira passada. São referentes aos cadastros e recadastros realizados no dia primeiro e dois de março. O documento está disponivel no local aonde o estudante fez a solicitação. Para receber o cartão o aluno precisa apresentar o recibo de pagamento. Os estudantes podem fazer o cadastro e recadastro da meia passagem até o fim deste mês. São três postos de atendimento: em Macapá, na sede do Trem Desportivo Clube, no bairro do Trem; e na subprefeitura da Zona Norte; em Santana, o posto fica no terminal rodoviário do município. O atendimento é feito de segunda a sexta das 8 às 6 horas da tarde e aos sábados até ao meio dia. Em agosto haverá um novo cadastro para alunos que ingressarem no segundo semestre.
Bombeiros reivindicam criação de quadro especial
Duas comissões de Bombeiros Militares, uma formada por integrantes da Banda de Música da Corporação e outra por combatentes, reivindicam um novo quadro organizacional para a instituição e pedem apoio do deputado Balieiro(PSB). Os componentes da banda de música querem a reformulação do quadro auxiliar de oficiais músicos e a criação do quadro de praças músicos da corporação. Os combatentes propõem a criação do quadro especial de praças, conforme dispõe o Estatuto dos Militares e a lei de número 0034 de abril de 2006. Em razão dessas reivindicações, o deputado Balieiro protocolou ofício solicitando ao comandante do Corpo de Bombeiros, Raimundo Américo Miranda, a criação de uma comissão para elaboração do novo quadro organizacional para a Corporação . O ofício foi entregue durante uma reunião do deputado com o cel. Miranda no quartel do Corpo de Bombeiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário