12.10.11

Povo Waiãpi constrói casa indígena no Museu Sacaca


Povo Waiãpi constrói casa indígena no Museu Sacaca

O museu a céu aberto está ganhando de presente uma casa idêntica a dos índios Waiãpi. A etnia é da área indígena do município de Pedra Branca Amapari, na perimetral norte do estado. Um termo de cooperação técnica entre o Iepa e a associação dos povos Waiãpi permitiu a parceria. Antes de chegarem ao museu, os índios passaram duas semanas dentro da floresta recolhendo o material para construção. Folhas de palmeira, tronco de arvores e cipó titica foram trazidos para a capital.

  
Os construtores, são chamados nas aldeias de arquitetos. A técnica apesar de muito rudimentar, é totalmente sustentável. Não usados pregos, martelos. As folhas de palmeira são amarradas umas as outras e depois na estrutura do telhado com cipó titica. O cipó também segura os troncos que dão sustentação a casa. O cacique Caubi Waiãpi, explica que a casa dura cerca de quatro anos e aguenta sol, chuva e ventos fortes.



A estrutura é chamada pelo povo waiãpi de casa jurá. Uma moradia como esta, dependendo do tamanho da família pode abrigar até 20 pessoas.

Na parte de cima fica a família. Em baixo, a estrutura de cozinha e área para acomodar os visitantes que chegam na aldeia. Depois que ficar pronta a casa vai receber toda a ambientação de uma moradia indigena como fogão de barro, redes e peças de cerâmica.


Outras comunidades tradicionais também estão contribuindo com a construção de moradas na área do museu como os castanheiros, da reserva extrativista  de Maracá, em Laranjal do Jari. A reinauguração do Museu sacaca está marcada para o dia 15 de novembro.


Nenhum comentário: