Os bandidos armados invadiram o prédio onde funcionam a administração da diocese e a casa paroquial, no centro de Macapá, por volta das dez horas da manhã. Eles tinham informações de que havia dinheiro guardado no setor financeiro. Primeiro eles tocaram a campainha da porta, quando os funcionários foram atender, os ladrões invadiram o prédio.
O bispo de Macapá foi avisado pelos funcionários sobre a invasão a casa paroquial e conseguiu se esconder num dos cômodos, do andar superior. Durante toda a ação dos bandidos ele ficou trancado.
Duas mulheres que estavam na administração da diocese foram amordaçadas e colocadas na porta da frente como escudos humanos. Foi a maneira encontrada para frear a ação da polícia que estava posicionada para entrar. A elite das Polícias Civil e Militar foi chamada para negociar com os bandidos. A ação envolveu mais de cem policiais, envolvendo o Corpo de Bombeiros. Por medida de segurança, todo o quarteirão em frente a igreja de São José foi isolado. A movimentação atraiu a atenção de muitos curiosos. Muitos católicos foram para a área preocupados com a segurança do bispo. Para acalmar a população ele foi várias vezes até a janela, e acenou indicando que estava bem.
Os bandidos exigiram a presença de parentes. Três advogados chegaram rapidamente.
Depois de muita conversa com os mediadores da polícia, os criminosos liberaram a refém Ana Maria do Rosário. Ela estava na casa paroquial à procura de atendimento religioso. Quase três horas depois, a uma da tarde, os criminosos resolveram se entregar, e libertar os reféns. Ao dar entrevista o bispo confirmou que foi avisado por telefone sobre o assalto que estava acontecendo na administração da diocese. Foi ele quem acionou a policia.
FOTOS ANDREIA FREITAS
andreia freitas - portalextra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário