4.1.10

TV Amapá 35 anos

O sonho do jornalista Phelippe Daou de integrar o estado por meio da rede Amazônica começa a ser concretizado. Com o projeto da subida regional do satélite, o sinal da TV Amapá já pode ser sintonizado nos municípios de Ferreira Gomes, Porto Grande e Cutias do Araguari. A previsão é que a próxima cidade a ser beneficiada seja Oiapoque. A intenção da rede que luta contra problemas operacionais e a força da natureza( constantes chuvas) é levar o sinal da emissora a todos os municípios até o dia 25 de janeiro, data em que a TV Amapá completa 35 anos.

A regionalização do sinal é uma antiga reivindicação da população que mora nos municípios distantes do estado. Nestas cidades, o acesso às informações locais é muito difícil. As noticias chegam no boca a boca ou através de rádios comunitárias. Nem sempre a população recebe a informação de forma correta ou sem deturpações.




Falta de comunicação no interior do estado

Produzindo esta nota lembrei de uma situação que presenciei em Pedra Branca do Amapari. Estava produzindo uma matéria sobre os 35 anos da Tv Amapá no município. Ao conversar com um comerciante ele me perguntou sobre a cassação de um político em Macapá. Respondi que o julgamento havia sido naquele dia, mas que não sabia o resultado. O comerciante respondeu que não houve cassação e disse você não ouviu os foguetes na cidade? Quer dizer é assim que as informações chegam.


Falta de comunicação no interior do estado II- telefonia

Moradores de Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio estão na expectativa. A empresa OI está em fase de teste do serviço de telefonia celular. É incrível como centenas de habitantes não tem acesso a um serviço já considerado essencial. O sistema de telefonia fixa não funciona adequadamente e a população sempre fica sem comunicação.

Nenhum comentário: