O comentário é de um leitor do blog. Ele tem informações interessantes sobre a banda larga no Amapá.
tayron vazzz disse...
"os cabos de fibra óptica sempre estiveram la no oceano interligando a guiana, e nunca fizeram esforço para trazer ao amapá, imcopetencia dos nossos senadores.É até vergonhoso saber que temos o sarney como presidente do senado e não ter infra-estrutura tecnologia para o amapá. talvez nas proximas eleições o povo pense bem antes de eleger uma pessoa desse tipo por mais 8 anos.
muita culpa desse atraso é imcopetencia desses politicos corruptos =)..
a questão é que existe já um sinal de fora vindo por torres de link de fibra optica de belém, pelo provedor tvsom de macapá. que contratou 100mb em link.
mas parte desse link ja foi vendido para o governo federal, cerca de 50mb foram vendidos, a latencia realmente é baixa e é bom o sinal, mas por não haver concorrencia ainda no amapá a empresa vai mandar e desmandar nesse ramo..
lembrando que hojê em dia 8 megas não é nada comparado aos outros países que tem tecnologia em fibra optica.
é um avanço grande para o amapá, mas ainda ta longe de ser o ideal em termos de qualidade.
espero que venham com intuito de emplementar PLC no amapá, assim teremos oportunidades de escolha de pacotes de internet.
PLC hojê ja é uma realidade no brasil, já que foi homologado recentemente no brasil, e é bem mais rapida que DSL.
vamos aguardar mais noticias em seu blog sobre o assunto, mas eu não creio que chegue antes de 2011 com o linhão de tucuruí."
2 comentários:
fiquei até surpreso agora com o post hehe..
sim o provedor de internet tvsom ja possui link com latência baixa para o amapá vindo do pará via radio.
no caso até a torre no pará o link chega como link de fibra optica, depois a tvsom faz pontes (que em termos tecnicos) são interligações até a chegada do sinal há macapá na central da tvsom com seus aparelhos motorola cannopy (que realmente são muito bons e bem mais imunes a ruídos do que as tradicionais grades que outras empresas oferecem).
o simples fato de ser mais rapido que qualquer conexão no amapá, é porque em nenhum momento o sinal passa pelo backbone (espinha dorsal ou interligação em alta velocidade) da embratel, que por sua vez usa um backbone VIA satelite (infelizmente), pelo simples fato de sermos isolados pelo rio amazonas e logo é dificil e caro usar cabos de fibra optica submarinos, para interligar com um backbone no pará, todo tecnico sabe que o atraso de um meio via satelite é os deprimentes 600ms só para chegar a proxima rota da embratel.
e no caso usando cabos fibra optica, você não tem esse atraso absurdo de 600ms o que faz a conexão perder muito desempenho.
o problema todo é o backbone da embratel até hojê que é via satelite, e nem a OI e nem a embratel investem para mudar esse problema, que eu acredito que seja o simples fato de não haver demanda para o mesmo =). só intervenção federal mesmo para mudar isso.
mas lembrando que a conexão da tvsom internet com esse novo link é muito boa ja fiz um projeto sobre a rede interna e externa da tvsom e testei a conexão e realmente melhora muito, só para ter uma noção só o ping para uol.com.br é de media de 90ms com o link novo da tvsom.
já eu que possuo uma conexão via radio residencial com outra provedora de internet que por sua vez usa como demanda o link da embratel que leva em torno de 650~750ms para uol.com.br 600ms é toleravel para navegação mas para aplicações que necessitam de pouco atraso ou nenhum isso são decadas de lentidão.
a tvsom ainda não está liberando o link novo de internet.. entrei em contato com o gerente de rede da tvsom e ele me falou entre cerca de 5 meses para venderem esse link, e me falou de TALVEZ um aumento para 300kbps de link residencial para cada cliente pelo mesmo preço de R$190.00.
a tvsom está distribuindo links de 128kbps por enquanto e já está otima a conexão, imagine 300kbps pelo mesmo preço o.o, logico que eu queria que fosse mais barato, mas infelizmente sem concorrencia é isso mesmo. quanto mais possibilidades tiver para compra, de links mais barato será. há boatos que BNO e outras empresas estão também tentando trazer esses links igual a tvsom, para brigar de igual com a tvsom. espero realmente que aconteça para os preços baratearem.
att.
Eduardo Tayron Vaz dos Santos.
Acadêmico de Tecnologia em Gerenciamento de Redes de Computadores. (FAMA).
Contato MSN: tayronvaz@live.com
aff.... da é vergonha ver tal noticia... enquanto outros estados estao na era dos 100mbps ,nós ainda estamos nos kbps -_- .seria legal se todo mundo fizesse um baixo assinado p/ trazer a gvt p/ cá ...
www.gvt.com.br
isso sim é internet banda larga...
Postar um comentário