7.9.09

Banda Larga bem próxima

O secretário especial de governadoria Alberto Góes, diz que a possibilidade da vinda da banda larga através da Guiana Francesa é real e próxima. Os nossos vizinhos têm uma banda de qualidade e pasmem com velocidade em TERABYTE. Eles necessitam desta tecnologia por causa do centro espacial de Kourou, conhecida por hospedar a base de lançamento de foguetes e satélites da Agência Espacial Européia.

Bom, banda larga depende de cabos óticos para a transmissão do sinal. A fibra ótica já está lá e veio pelo oceano. Existem indicativos de um acordo diplomático com França que deve ser assinado pelo presidente Lula e o presidente Sarkozy hoje 07.09 . Se tudo funcionar como o esperado, os cabos subterrâneos vão ser instalados por uma empresa estrangeira com capacidade de implantação de seis quilômetros/dia. A outra parte do processo é a venda deste sinal da Guiana para o Amapá. A expectativa é que vamos ter na rede doméstica até oito megas/segundo. ( MEU DEUS PARECE ATÉ SONHO, TOMARA QUE NÃO SEJA!!!)

Só para contribuir:

1 Terabyte (ou TB) = 1024 gigabytes

Ia esquecendo, os franceses tem MUIIIIITO INTERESSE que a banda larga chegue por aqui. Eles precisam de internet de alta velocidade para utilizarem o sistema de controle alfandegário na ponte binacional que já começou a ser construída. Não tem nada de bondade ou parceira nesta relação com Brasil.

4 comentários:

Marcus Vinicius disse...

Cara Simone
Fico muito feliz em saber desta notícia. Vim de Fortaleza-CE a 3 semanas para morar aqui em Macapá e fiquei decepcionado com a falta de uma internet que funcione em plena capital estadual. Trouxe de Fortaleza a um pacote de serviços para garantir a segurança das informações nas empresas do estado. A empresa é cearence,e principal parceira da lider mundial neste segmento de segurança nas redes de computador nas regiões Norte/Nordeste, a SonicWall. Gostaria muito de expô-lo a você e aos leitores do seu blog. Meu nome é Marcus Vinicius e meu e-mail é mvbg1977@gmail.com. O Site da nossa empresa é www.energytelecom.com.br

Unknown disse...

os cabos de fibra óptica sempre estiveram la no oceano interligando a guiana, e nunca fizeram esforço para trazer ao amapá, imcopetencia dos nossos senadores.É até vergonhoso saber que temos o sarney como presidente do senado e não ter infra-estrutura tecnologia para o amapá. talvez nas proximas eleições o povo pense bem antes de eleger uma pessoa desse tipo por mais 8 anos.
muita culpa desse atraso é imcopetencia desses politicos corruptos =)..

a questão é que existe já um sinal de fora vindo por torres de link de fibra optica de belém, pelo provedor tvsom de macapá. que contratou 100mb em link.
mas parte desse link ja foi vendido para o governo federal, cerca de 50mb foram vendidos, a latencia realmente é baixa e é bom o sinal, mas por não haver concorrencia ainda no amapá a empresa vai mandar e desmandar nesse ramo..

lembrando que hojê em dia 8 megas não é nada comparado aos outros países que tem tecnologia em fibra optica.
é um avanço grande para o amapá, mas ainda ta longe de ser o ideal em termos de qualidade.
espero que venham com intuito de emplementar PLC no amapá, assim teremos oportunidades de escolha de pacotes de internet.
PLC hojê ja é uma realidade no brasil, já que foi homologado recentemente no brasil, e é bem mais rapida que DSL.

vamos aguardar mais noticias em seu blog sobre o assunto, mas eu não creio que chegue antes de 2011 com o linhão de tucuruí.

Anônimo disse...

tbm fico muito feliz em saber disso..
tomara q a burocracia nao empate..
o amapá precisa se desenvolver..

Lucas Santos disse...

Espero que o Plano Nacional de Banda Larga do Governo Lula conserte esses absurdos gerados pela desregulamentação das comunicações, feita pelo governo do PSDB.

O presidente Lula vai decidir o preço e a velocidade do PNBL. Na minha opinião, no máximo 10 reais devem ser cobrados por uma conexão de 1 mb.

Internet é tão importante quanto luz, tv, água.

Além de ser o único meio do povo brasileiro escapar do monopólio das comunicações (leia-se Rede Globo).

Acho que vocês da região norte - que sofrem mais do que nós aqui no centro-sul - também devem se informar sobre o PNBL e divulgá-lo. Sem apoio popular, não vingará!

ps: se Serra for eleito, pode esquecer... continuaremos reféns de Oi, Embratel, Claro, TIM etc...