7.2.12

Faltou comida na Casa de Saúde Indigena

A queixa é dos indigenas. Eles contam que faltou comida na segunda-feira. Depois de muita reclamação e ameaças de chamarem a imprensa, um picadinho chegou por volta das seis da tarde. Os indios reclamam que também está faltando remédios nas aldeias e que muitos estão doentes com malária.

A Casa de Saúde Indigena dá suporte aos indios que deixam as aldeias à procura de atendimento de saúde na cidade. De acordo com a chefe do Distrito Sanitário do Amapá, Nilma Pureza,  a CASAÍ, que antes era vinculada a FUNASA, agora faz parte  da Secretaria Especial de Saúde Indigena, criada pelo governo federal.
Atualmente a casai abriga 55 doentes e 68 acompanhantes. Sobre a falta de alimentos, a chefe  explica que a cozinha da casa de saúde está sendo terceirizada. O processo já foi licitado e a nova empresa deve ser instalada em dez dias.  O custo anual só com a cozinha é de dois milhões e novecentos mil reais.
 
Um informação interessante dada por Nilma Pureza é que a superlotação da Casaí também e provocada pela falta de comida nas aldeias. Por causa do inverno, a oferta de caça e pesca diminuí e na Casaí os indios têm os alimentos garantidos.
 

Nenhum comentário: