Hoje ouvi uma entrevista do Secretário de Saúde do Estado no programa do Carlos Lobato falando dos planos da Sesa a partir do ano que vem. O ex- senador Papaleo Paes, entrou por telefone e lembrou o secretario sobre a deficiência no atendimento aos pacientes com câncer. Muitos são obrigados a sair daqui para fazer a radioterapia em outros estados. O hospital Offir Loyola, em Belém, que atendia os doentes do Amapá está com problema de agenda por causa da super lotação. Papaleo sugeriu que o estado fizesse um convênio com o Hospital São Camilo, que dispõem do serviço.(radio) Assim as pessoas teriam o atendimento garantido e não precisariam ficar longe das famílias. O secretario disse que o estado tem projetos para a implantação da radioterapia, inclusive recursos para este fim.
Tudo isso demanda de tempo. Quem tem câncer não tem tempo. Muita gente está sendo obrigado a interromper o tratamento por não conseguir se tratar em outros estados.
Espero que o governo do estado se sensibilize com esta situação. Quem tem um amigo ou parente com a doença sabe o quanto é dificil segurar esta situação que desestabiliza financeira e emocionalmente toda em volta.
No IJOMA existem dezenas de exemplos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário