14.9.11

PESCA PREDATÓRIA NA FOZ DO RIO MAZAGÃO




A ocorrência foi gerada por uma denuncia anônima. Nove  barcos estavam entre a Foz do Rio Mazagão e o Rio Ajuruxi quando o Batalhão Ambiental chegou. Os pescadores faziam parte de mesmo grupo que utilizava dois mil  metros de rede para a captura de dourada e filhote. No período de setembro a dezembro os cardumes estão passando por esta região em direção ao Oceano. Cento e cinqueta quilos de pescado foram apreendidos.

A pesca é considerada predatória porque os pescadores utilizavam redes amarradas a pedaços de chumbo. Quando são jogadas elas vão para o fundo do rio, para uma prática conhecida como arrastão, proibida pela lei ambiental.

Off: De acordo com o Batalhão Ambiental, a denuncia feita por ribeirinhos é que o grupo se diz dono do perímetro em que estava pescando.Quem se arrisca a desobedecer a imposição é ameaçado de morte com armas de fogo.

Dois donos de embarcações foram multados e levados para a delegacia de Mazagão. Eles não tem os documentos dos barcos  nem as carteiras de pesca, expedida apenas a pescadores profissionais. Além da multa eles vão responder por crime ambiental. Outros sete donos de embarcação disseram que têm os documentos, mas estavam sem eles.  Todos os envolvidos na ocorrência devem se apresentar hoje (14.09) no Batalhão Ambiental.

Nenhum comentário: