Quando pensei em ir ao Amapá, fiquei ansiosa para conhecer a base aérea. Imagine só ver de perto vestígios deixados pelo tempo sobre a segunda guerra mundial. A base foi construída por norte-americanos, (na década de 40) para abastecer aviões envolvidos em combates.
Ao ver o que ainda resta da base, senti frustração ao me deparar com a história que está virando sucata. São várias máquinas como tratores, veículos de médio porte como mini-caçambas ,que estão deterioradas pela ferrugem. Os prédios como a casa das máquinas, para a geração de energia e muitos outros estão em péssimas condições. A base é “ caracterizada como “Museu a céu aberto” e deve sumir se nada for feito para o resgate desta parte da historia que ocorreu aqui no Amapá.
Não entendo muito sobre projetos, mas imagino que um lugar como este deveria ser tombado pelo IPHAN e preservado. Ações que implicam o investimento de muitos recursos muito além dos orçamentos de uma micro prefeitura como a de Amapá e o próprio governo do Estado. Por outro lado, é preciso fomentar essa discussão para que algo seja feito. Nossos senadores bem que poderiam tomar a iniciativa, começando por Papaleo Paes, que esteve no município há poucos dias.
Veja algumas fotos e tire suas próprias conclusões:
Nenhum comentário:
Postar um comentário