Olha só esta história que encontrei na net sobre aparições de Ovinis em 1979.
Uma pessoa já havia relatado esta experiência e afirmou que as vidraças da torre de comando do aeroporto internacional de Macapá haviam estourado.
Tirei do site:
http://www.viafanzine.jor.br/site_vf/ufovia/casosdonorte.htm
Macapá:
Cinco objetos cancelam vôo de Boeing
Ao avistarem objetos desconhecidos acima da linha do horizonte,
torre cancela decolagem do vôo 109 da Cruzeiro.
Por Vitório Peret*
Do Rio de Janeiro
para UFOVIA
www.viafanzine.jor.br
TEXTO DO AUTOR: Vitório Peret
Era um dia do ano de 1979, às 04h30 da manhã. Cruzeiro, vôo 109, preparando-se para a partida, de Macapá rumo a Belém. Aeronave Boeing 737-200. Aproximadamente trinta passageiros a bordo.
Eu ocupava a posição de Chefe de Equipe de Comissários e o Comandante do vôo, tratava-se de um dos mais experientes pilotos da empresa, cujo nome abstenho-me de citar por questões óbvias.
Já próximo à cabeceira da pista designada para a decolagem, o Comandante subitamente interrompe o procedimento de táxi. Requisita então minha presença na cabine de comando ao que atendi prontamente, pensando poder tratar-se de alguma situação de emergência.
Mostrou-me, apontando para o pára-brisa, cinco pequenos objetos luminosos junto à linha do horizonte devendo estar distantes, aproximadamente, 5.000 metros de nossa posição, e cerca de 0,02 cm acima da copa das árvores.
Neste momento a torre de controle fez contato via rádio.
- Cruzeiro, vôo 109, está observando tráfego na posição 9 horas?
- Positivo, controle, (afirmou o Comandante, prosseguindo:) - Para sua informação Controle, estamos observando cinco pontos luminosos.
- Confirme Cruzeiro 109. Quantos pontos observa?
- OK Controle... Cinco!
- Positivo Cruzeiro 109. Descreva o que está vendo.
- OK Controle. Aparentemente ultrapassam uns aos outros sem abandonar a vertical...
- Confirme (interrompe o Controle)
- OK Controle. (pausa)... Os pontos luminosos permanecem na mesma vertical. Não existe deslocamento horizontal. Copiou Controle?
- (Sem resposta, o Comandante pergunta:) – Torre de Macapá, aqui Cruzeiro 109. Está na escuta?
- (Ainda sem resposta) – Torre de Macapá, aqui Cruzeiro 109, confirme, está ouvindo?
- Cruzeiro 109, aqui Torre de Macapá, estamos na escuta. Aguarde instruções.
- (Após alguns instantes:)
- Cruzeiro 109 retorne ao pátio de estacionamento. Entendido?
- Positivo Controle, retornando.
- (Minutos depois:) – Torre, Cruzeiro 109 no pátio.
- OK Cruzeiro 109, corte os reatores
- Positivo Torre, cortando reatores.
- Cruzeiro 109 mantenha a escuta. Decolagem cancelada. Aguarde instruções
- Positivo Controle. Mantendo escuta.
Recebi então ordem do Comandante para abrir a porta dianteira e baixar e escada. Alguns passageiros manifestaram o desejo de não mais prosseguir viagem, pois, pelo que percebi em seus comentários, todos puderam ver os pontos luminosos no céu. Funcionários encarregados da carga, limpeza e manutenção que se encontravam no pátio, confirmaram igualmente o avistamento que durou cerca de 20 minutos.
Fui chamado pelo Comandante até a torre de controle, mas lá chegando apenas a entrada do Comandante foi autorizada, permanecendo eu do lado de fora. Este ao sair disse que apenas assinou o livro de ocorrências. Uma aeronave da Vasp que iniciava procedimento de descida para pouso foi orientada a retornar a Belém.
* Vitório Peret é pesquisador em Ufologia e articulista de UFOVIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário