22.7.09

Vamos salvar os animais silvestres em cativeiro?

A ação liderada por estudantes, jornalistas e movimentos sociais merece destaque.

Animais silvestres pegos em apreensões realizadas por órgãos ambientais são levados quase todas as semanas para a REVECON- Reserva do Patrimônio Natural, em Santana. Os bichinhos chegam lá debilitados, com ferimentos e muitas vezes mutilados. A reserva cuida, medica e alimenta os animais. A maioria não pode ser devolvida para a natureza por não ter condições de se readaptar ao habitat natural. A Revecon acaba se transformando no segundo lar. Hoje 366 animais como araras, papagaios, cobras, jacarés, cutias, macacos e onças vivem no espaço. É um pedacinho de floresta preservado dentro da cidade, cercado de um braço de igarapé.
A reserva hoje faz o papel do poder público em receber os animais silvestres retirados da natureza e que hoje ninguém quer assumir a responsabilidade. Em Macapá o parque zoobatânico, mantido pela prefeitura, deveria fazer este trabalho,,mas está fechado há cerca de doze anos.
A Revecon é aberta para o público em visitas monitoradas que rendem algum recurso para a manutenção. Mas é insuficiente para alimentar e cuidar dos animais. São necessários por mês cerca de vinte mil reais para esta manutenção. Para se ter uma idéia, só a onça Miau, mascote da reserva, come diariamente quatro quilos de carne.
O trabalho na reserva é desenvolvido há 10 anos pelo pediatra aposentado Paulo Amorim. É uma ação de solidariedade e doação sem fins lucrativos, que hoje está se tornando um fardo muito pesado para ser mantido só por ele.
Estudantes, jornalistas e movimentos sociais estão se unindo para chamar a atenção da sociedade sobre este trabalho que ajuda a preservar os animais silvestres em cativeiro, proporcionando as crianças a visitação e o contato com a natureza, além do trabalho de conscientização.
O Movimento Nossa Casa, está à frente do movimento, junto com alunos da Unifap. Está marcada para o dia 25 de julho, sábado, uma visita à reserva. Está prevista uma programação cultural. Neste dia começa a ser traçado um plano para ajudar os animais através da conscientização e educação ambiental.
Contamos com o apoio da imprensa para que esta ação de voluntariado seja difundida.

Contato: Jonas Banhos
Tel: 4141 08 29
8129 18 37

e-mail nossacasaap@gmail.com

Nenhum comentário: