16.5.09

Geração do futuro do marabaixo

Festeiros do bairro do Laguinho foram de caminhão a um trecho da rodovia AP70 escolher o mastro para as festividades do marabaixo. Eles são peças fundamentais para a continuidade da cultura popular. Desbravadores entraram no mato e abriram caminho com um facão. O som do tambor e as cantigas do marabaixo se misturam com os cortes do machado. Arvore caindo foi motivo de comemoração. Só os adultos podem entrar no mato. Na beira da estrada, a geração do futuro da cultura popular, encanta com as canções. As crianças demonstram paixão.

FIQUEI EMOCIOANDA VER QUE A SEMENTE JÁ FOI PLANTADA E A GERAÇÃO DO FUTURO VAI SEGUIR A TRADIÇÃO.
Fiz um vídeo com o celular, mas a minha internet não permitiu o post. Mas prometo que vou compartilhar esse momento com os interessados...

3 comentários:

André Wernner disse...

Pois é Simone, é muito importante passar essa cultura para os mais jovens, ensina-los que o valor desse aprendizado é manter viva uma histórica rica e encantadora.
É preciso não apenas que às famílias mantenham essa tradição, como também os governos estadual e municipal incentivem para que essa arte não se perca no tempo.
Parabéns pelo blog e bom fim de semana

Macapá Terra do Marabaixo disse...

Essa dimenção é muito importante para a cultura de nossa querida Macapá que engrandesse esse gande mundo cultural ,sou bisneta de Julião Ramos e neta de Tia Biló sua única filha viva e tenho um tremendo orgulho pois herdei o canto e o toque maravilhoso que tem uma caixa de marabaixo aprendi tudo que sei com a minha amada e estiimada vo, agradeço a vc e a uma pessoa que não posso deixar jamais de citar Marileia Maciel obgrigada pela força. Laura do Marabaixo, tenha um bom fim de semana bjs.

Macapá Terra do Marabaixo disse...

Peço a vc que divulgue o mais novo Movimento de jovens Afro-Amapaenses o MOJAAP, É um Movimento do bairro do Laguinho que visa o bem estar, o desempenho, a visibilidade social e qualificação do joven Negro em nossa sociedade.