Nunca pensei que fosse tão difícil cumprir os protocolos para ter uma formatura legal. O custo é bem alto. A nossa turma de jornalismo, que concluiu o curso no fim do ano passado, está passando um sufoco. Depois de gastarem em média nos quatro anos de curso, vinte três mil novecentos e quatro reais (23. 904,00 )considerando mensalidades de 498 reais (ISSO SÓ DE MENSALIDADES SEM CUSTOS DE LIVROS, TRANSPORTES E ETC...) Agora temos que desembolsar no mínimo dois mil reais para pagar uma placa que vai ficar numa parede de formandos da faculdade. São fotos, aluguel de beca e outras despesas que teremos de assumir. O sacrifício é valido por causa do momento tão importante. Mas como não questionar??: Na minha turma de formandos, pelo menos 15 vão tentar entrar para o mercado de trabalho agora. Depois de todos esses investimentos, vão receber em média pela empresas de comunicação, salários que não devem chegar em mil reais...
Novos desafios esperam por nós e para isso é necessário mais investimentos em qualificação e pensar em pós-graduação, quem sabe licenciatura, mestrado...O mercado paga bem para quem está melhor preparado. O jornalismo oferece uma infinidade de opções não só rádio, televisão e jornal impresso. O primeiro de tudo é enxergar isso!
2 comentários:
é, tens razão...o importante e o que importa no final de tudo é a qualidade da formação, a visão ampla das possibilidades na comunicação..a comemoração é legal, integra, faz feliz, mas não necessariamente por causa de luxo ou festas/cerimônias muito caras.
onde me formei (UFPB), a instituição tem centenas de becas pra emprestar aos concluintes, inclusive é proibido não usar as da universidade), a gente só teve que assinar a cautela e podia até levar pra casar pra lavar e passar, se quisesse pq já recebíamos em mãos prontinha pra usar. a festa não quisemos em nenhum clube luxuoso, foi no salão do Sesc, e foi uma linda festa, decoração no capricho, todas as concluintes de longo e tal. a placa não lembro de ter me arrepiado com o preço, e a foto, bem a foto a gente fez uma licitação (rsss), ganhou o menor preço, com qualidade claro. é isso, só pra contribuir ok. bjs e parabéns aos concluintes, ser jornalista é muito bom.
Simone, boa tarde!
Que é isso?!?! Pagar e caro, pra ter o nome e o rosto na placa, nos corredores da instituição?!?!?!
Que tal pensar em virar o jogo e cobrar pelo uso da imagem... ou alguém aí ganhou bolsa integral e então a instituição pode alegar direitos...?
A importância e o orgulho pela conquista (a peso de muito suor, esforço e trabalho!) não deve virar estorsão, nem cobrança indevida....
Bom, é o que penso, ficam meus parabéns pela etapa vencida!
Abraço
Ana Maria
Postar um comentário