O assunto preferido da imprensa é falar sobre o corredor destinado aos jornalistas que vai limitar a cobertura do carnaval. A Liesa não quer negociar. Poderia fechar com as emissoras de TV a liberação de pelo menos um cinegrafista de cada empresa para a pista. Temos poucas emissoras seriam no máximo dez profisionais. No dia 16 de fevereiro o Sindicato dos Jornalistas do Amapá enviou um oficio a Liesa dando a sugestão. A reposta foi NÃO!
VEJA O QUE DIZ O DOCUMENTO:
OFÍCIO/SINDJOR/AP/Nº 03/2009
Macapá, 16 de Fevereiro de 2009.
Senhora Presidente,
Diante das inúmeras reclamações por parte de profissionais de imprensa que, motivaram, inclusive, reportagens no rádio, tv, jornal impresso e blogs, sobre a decisão da Liga das Escolas de Samba do Amapá - Liesa/AP - anunciada na última sexta-feira, dando conta da restrição ao trabalho dos jornalistas na cobertura do carnaval 2009, no Sambódromo, a um corredor, solicitamos a V. Sª que atente para a garantia de todas as condições necessárias para que os profissionais possam realizar seus trabalhos jornalísticos com liberdade, segurança e dignidade. O assunto também já foi tema de debate na Assembléia Legislativa.
Ressaltamos que, desde 2004, está entidade sindical vem trabalhando em parceira com Liesa na coordenação do trabalho da imprensa na cobertura do carnaval, no Sambódromo. De lá pra cá, conseguimos evoluir bastante na profissionalização desse trabalho, diminuindo o número de jornalistas na pista, visando que a passarela do samba fique ao máximo possível livre para a evolução das escolas de samba, sem ser preciso com isso, gerar qualquer tipo de impedimento ou dificuldade, muito menos acabar com o acesso dos profissionais de imprensa a Ivaldo Veras.
Reconhecemos que, apesar dessa conquista da profissionalização, ainda temos registro de problemas com profissionais na pista, durante os desfiles. Contudo, pedimos, mais uma vez, que sejam garantidas aos profissionais de imprensa todas as facilidades possíveis, visando uma boa cobertura do carnaval e que à sociedade possa ter acesso à informação.
Temos muito apreço pela comunidade carnavalesca amapaense com a qual queremos continuar mantendo relação harmoniosa e de respeito.
Com os nossos cordiais cumprimentos, subscrevemo-nos.
Atenciosamente,
VOLNEY OLIVEIRA
Presidente do Sindjor/AP
Vice-Presidente Regional da Federação Nacional dos Jornalistas - Fenaj
Nenhum comentário:
Postar um comentário