26.11.08

Plágio nas redações-II

Ontem(25.11) publiquei uma nota sobre o uso de matérias de repórteres da TV Amapá, copiadas na integra, por jornais impressos de Macapá. O jornal "a Gazeta" publicou uma dessas matérias que estava disponível no portal Amazônia. A utilização da fonte não foi clara ao citar “maiores informações no site.... portalamazonia.globo.com” hoje o jornal publicou uma notinha de retratação sobre o assunto:

colunagazetilha@hotmail.com( nota do jornal "A Gazeta" coluna Gazetilha"
• ErrataNo último dia 22, a Gazeta publicou matéria na página 4 do caderno Cotidiano, abordando assunto referente à hidrovia do Marajó. O texto foi extraído do portal Amazônia e apesar de termos citado a fonte, omitimos o nome do autor, o jornalista Arilson Freire, da TV Amapá, que não constava no final do texto. Na verdade, essa matéria também foi colocada no portal por engano. O jornalista explicou que ela ainda irá ao ar no mês de dezembro e faz parte de uma série de matérias especiais sobre o assunto. Lamentamos o equivoco e pedimos desculpas por qualquer transtorno causado. (fim da nota)

Uma iniciativa que demonstra ética e vontade de acertar. (Abaixo a nota) Mas ainda falta o outro jornal que publicou a mesma matéria, também utilizada do portal Amazônia. É o caso mais grave. A repórter se apropriou da reportagem e assinou o nome como autora do trabalho.

Nenhum comentário: