6.9.08

Usar ou não usar algemas?


Esta é uma dúvida que invade muitos polícias do estado. Depois da súmula do STF, o uso das algemas representa constrangimento a quem por algum motivo está sendo preso. Elas(algemas) só são permitidas nos casos em que há risco eminente para os policiais ou quando houver resistência. Esta semana eu e o meu cinegrafista Albenir Sousa presenciamos uma cena no parque de exposições da Fazendinha que deu até pena da equipe de pms. Eles foram chamados para levar uma senhora que estava bêbada incomodando os trabalhadores e expositores que estavam organizando o parque para o evento. Eles convidaram a mulher para entrar na viatura, ela se recusou. Xingou os pms, correu. Pacientes eles a conduziram para o camburão e a bêbada começou a espernear. Sem poderem usar as algemas, a solução foi dois pms pegarem a bagunceira pelas pernas e outros dois pelos braços e a colocarem no carro... Que falta que as algemas fazem!

Um comentário:

Carlos disse...

Simone, parabéns pelo seu trabalho. Sou seu fã.

Por que os policiais não usaram suas armas???? Eles não estavam no estrito cumprimento de seu dever legal???

Pode parecer absurdo, mas o argumento de matar no estrito cumprimento do dever legal ainda faz parte da argumentação de muitos policias MILITARES... assim como o uso de algemas, que, como as armas, é para proteger a integridade física dos policias ou do próprio preso, é uma forma de legítima defesa, não é uma forma de facilitar o trabalho do policial... pois acima desta facilidade está a dignidade da pessoa...

a propósito: qual o risco que uma senhora bêbada oferece a um policial militar treinado e acompanhado de outro policial..???